quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Folha faz entrevista tucana com Lula


Coloquei a entrevista do Presidente Lula ao jornal Folha, na íntegra, no post abaixo. (http://provacao-provocacao.blogspot.com/2009/10/folha-faz-entrevista-tucana-do-lula.html)


Antes de explicar o motivo do título do post, gostaria de comentar as respostas do Presidente Lula, que já repercurtiram no Editorial do Clóvis Rossi de hoje.


Lula é imbátivel em seu discurso.


Para desespero daqueles que criticam sua ignorância, sua genialidade com as palavras é invejável.


Lula deu uma bela entrevista, quase eloqüente, não fossem os trechos de pura demagogia, identificados quando o Presidente Lula tenta defender as alianças nojentas que o governo fez. Alianças deploráveis que o Presidente Lula defende com base em princípios democráticos.


Os trechos que o Presidente tenta se defender de ataques contra as alianças são muito tristes de se ler. Como Clóvis Rossi disse, é o gozo do poder.


De qualquer forma, o título do post não se refere às alianças do PT em seu governo. O título do post se refere ao tucanato. Qual o motivo?


Simples. A edição do jornal Folha impressa está perversa.


Muito pior do que as partes mais impublicáveis das respostas do Presidente Lula sobre as alianças do PT.


As fotos são escuras. As chamadas são todas negativas e pejorativas. Sendo que no corpo da entrevista temos muitas respostas lúcidas, boas, importantes e que vão além do debate da moralidade na política.


Não que o debate da moralidade na política não seja importante. Muito pelo contrário. A própria Folha publicou um caderno Mais! sobre ética na política que estava brilhante, há duas ou três semanas atrás.


Entretanto, a entrevista do Lula não discutiu apenas ética na política. O resultado da entrevista não é deplorável como as chamadas da folha fazem imaginar. A figura do Presidente Lula não é tão obscura quanto as fotos tentam demonstrar.


Enfim, a Folha, mais uma vez, deixou claro que está em campanha a favor do Governador Serra. Isso fica claro na falta de cobertura dos problemas do Estado em seus editoriais e até mesmo nas matérias.


A violência, por exemplo, para a Folha, existe muito mais no Rio do que no Estado de São Paulo....lamentável.


Adalberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário