quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O fim da crise do Senado

Há um mês, pegavam fogo as discussões sobre a queda do Sarney. Da mesa do bar ao Congresso Federal. Ufa, passou! Quando o senador petista Aloizio Mercadante revogou o irrevogável, o Governo conseguiu o que queria: abafar o caso.

O também petista Eduardo Suplicy ainda chamou atenção. Ironizando, com um cartão vermelho em punho, e, logo depois, esbravejando, com o dedo em riste, para virar motivo de chacota entre seus colegas e na mídia nacional. Acabou ali.

A manchete de hoje do Estadão faz lembrar do maior absurdo dessa história toda: TJ declara juiz suspeito, mas mantém censura ao 'Estado'.

O tal juiz é Dácio Vieira. Ele proibiu o jornal de publicar reportagens sobre uma operação da Polícia Federal, que envolve Fernando Sarney, filho do hómi.

Ontem, no "dia internacional da democracia", Sarney discursou. E voltou a atacar a imprensa. "A mídia passou a ser inimiga do Congresso, inimiga das instituições representativas". Muito bem, então censure a mídia. Ah não, não precisa. Isso já está feito.

O mesmo Sarney disse que votaria a favor das restrições à Internet durante a campanha eleitoral. Depois recuou. A "mini reforma eleitoral" foi aprovada, e a web será palco de discussões livres, como nasceu para ser. Tá bom... O Estadão não está censurado? A imprensa também é livre, segundo nossa Constituição:

- é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

- é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

A crise do Senado acabou. A grande discussão dos últimos dias foi a reforma eleitoral. Daqui a pouco tem pré-sal. Depois vem o Natal e o Reveillon. Quando voltarem do recesso, os senadores não terão muito com o que se preocupar. É ano de eleição! Os candidatos à presidência do país e aos governos dos estados estarão em evidência.

Sarney vai ficar ali, escondido no Senado, atuando secretamente nas campanhas de seu interesse.

Parabéns, coronéis, vocês venceram. Outra vez! O Congresso continua a serviço de vocês...


João Santos

2 comentários:

  1. O brasileiro parece criancinha...é enganado, tirado e escurraçado todos os dias. E não cansa de ser sacaneado... É assustador ver velhos decrépitos mentindo na cara dura. Mentem descaradamente. Nem se preocupam muito...sabem que não dá em nada. Quem viu Edemar Ferreira se defendendo sobre o castelo se assustou como aquele homem pode olhar nos olhos de alguém...e mais, nariz em pé! É ridículo. Mereciam uma bela surra pra aprenderem a ter respeito.

    ResponderExcluir