Nosso enviado especial em Manaus relata a seguir a maior cheia de Manaus:
"Chegou no record de todos os registros: 29,69m acima do nivel do mar.
Cinco centimetros de água está espalhado pelas calçadas. Ninguém quer molhar os sapatinhos."
As águas do rio Solimões estão tão altas que não dão vazão para o Rio Negro, que transbordou sobre a cidade de Manaus.
São vários os fatores, explica o nosso enviado especial:
(i) chuva na colômbia que afeta rio negro;
(ii) degelo nos andes entre fevereiro e março, que afeta tanto negro quanto solimões;
(iii)chuva no estado todo que foi bem acima do normal; e
(iv)além de - correntes marinhas no equador sentido áfrica - brasil, que contrapõe a entrada do amazonas no mar, e forma uma barreira. Como amazonas é 3 x mais rápido que o negro, ele forma um barreira ao avanço do negro para dentro do amazonas.
"São várias ruas do centro que estão com poucos centímetros de água, e só não foi mais avante porque muitas barreiras foram levantadas na beira do rio, com novas construções. Apesar de atingir o mesmo nivel que 1953 na tábua de medição, não avançou mais que cem metros alem da beira, quando em 53 avançou 300 metros território adentro no centro."
Adalberto
Alguém acredita que o homem pode causar o aquecimento global? Ou não seriam ciclos de temperatura do próprio Planeta Terra?
ResponderExcluirElise "Cético" Drummond
O Planeta não importa. Importa sim o desenvolvimento econômico das Nações e a corrida armamentista. O fomento à indústria bélica do país gera renda, além de elevar a Nação, em nível internacional, a uma posição de respeito e temor. Devemos seguir o exemplo da Coréia do Norte, exceto pelo Regime Comunista, que deve ser derrubado o quanto antes.
ResponderExcluirAdolf