quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ai, a Copa do Brasil...

Já imaginou se os gênios que regem o nosso futebol conseguissem colocar os, supostamente, cinco melhores times brasileiros na segunda competição mais importante do país? Não tem data, dizem uns. Desculpa esfarrapada de gente preguiçosa!

É só olhar o calendário europeu. O Manchester, por exemplo: campeão mundial, finalista da Liga dos Campeões, líder do Campeonato Inglês, semifinalista da Copa da Inglaterra, campeão da Copa da Liga Inglesa. Por que lá dá tempo e aqui não? Fuso-horário?

Claro, um time que pode se dar ao luxo de colocar Carlitos Teves no banco de reservas tem condições mesmo de ganhar tudo. Aqui não temos esse privilégio.

Mas, só por curiosidade. Imagine a Copa do Brasil sendo disputada ao longo de todo o ano, com os times maiores entrando na disputa mais pra frente. Isso não impediria zebras como Asa de Arapiraca e CSA... Esses times poderiam até chegar mais inflamados, depois de eliminarem arquirivais em fases regionais anteriores.

Vamos ao futuro, lá por Agosto, Setembro. As quarta-de-final poderiam ter confrontos épicos. Com essa chave atual, mas escolhendo apenas três, dos cinco brasileiros que disputam a Libertadores: Cruzeiro, Grêmio e São Paulo. Desses, São Paulo e Grêmio disputam a semifinal do torneio sul-americano. Os outros já foram eliminados.(Neste caso, a Libertadores e a Sul-Americana seriam disputadas paralelamente, também ao longo de todo o ano).

O Vitória não teria chances diante do Grêmio, mesmo que o time gaúcho tenha colocado um time inteiro reserva na Bahia e uma formação mista no Olímpico.

Grêmio e Vasco disputariam uma vaga na semifinal, quando pegariam Corinthians ou Fluminense.

A Ponte Preta também não aguentaria o expressinho do Cruzeiro, que, eliminado da Libertadores pelo São Paulo, disputa a todo o vapor o título do Campeonato Brasileiro, com a sensação Internacional, o próprio São Paulo, o guerreiro Grêmio e o Corinthians de Ronaldo. Flamengo de Adriano e Palmeiras de Keirrison correm por fora.

O Cruzeiro teria pela frente o Coritiba, que eliminou o time reserva de Muricy Ramalho, é verdade, mas com muita raça e o apoio incondicional da torcida que lota o Couto Pereira a cada jogo da Copa do Brasil.

Já imaginou? Grêmio e Vasco; Corinthians e Fluminense; Coritiba e Cruzeiro; Flamengo e Inter.

O Grêmio atropelaria o Vasco, único desses times na segunda divisão. Será?

Ronaldo e Fred fariam o duelo das capas dos cadernos de esportes dos jornais.

Assim como Adriano e Nilmar.

E os cruzeirenses lotariam o Mineirão, crentes de uma nova tríplice coroa. O Coxa não vende caro nem barato. Teria de ser tomado à força.

Ai, a hipotética Copa Do Brasil...

Pedro Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário