quarta-feira, 15 de julho de 2009

A noite mais fria do ano



http://blog.estadao.com.br/blog/marcelorubenspaiva/

A NOITE MAIS FRIA
por Marcelo Paiva, Seção: Crônica 13:05:14.
Minha peça fica só mais 3 semanas em São Paulo, no Espaço Parlapatões, terças e quartas. Hoje é dia [R$ 15 e R$ 30].

Palhinha:

DAN [para platéia]
Como você faz pra esquecer alguém? Bebe? E adianta?

Entra Carol e faz yoga.

DAN
Eu olhei. Que momento. ELA fez a saudação.

CAROL
No que eu pensava? O que para mim é o amor? Estamos presos a ele. Acordo e vem na cabeça: “Hoje, vou encontar o amor”. Tanta coisa, mas sempre o amor em primeiro. É medo da solidão do domingo, de ser colocada na fogueira: a encalhada? É medo do inverno, não ter companhia nos cinemas, estourar o champanhe no Réveillon e não ter quem beijar: feliz ano novo! É medo de envelhecer isolada do mundo, do cinzeiro estar sempre no mesmo lugar, de eu engasgar com um caroço e cair dura no chão sozinha. Este carinha é novo.

Dan faz saudação. Ela faz tudo errado. Ele tenta imitá-la e desconfia que ela está errada, já que ela se entorta toda. As posturas vão ficando difíceis, ela se enrola mais, até ficar totalmente presa. Dan vai ajudá-la.

DAN
Você está bem?

CAROL
Estou o quê?

DAN
Acho que entrou uma frente fria.

CAROL
Vou entrar numa fria?

DAN
Acho.

CAROL
Você se acha...

DAN
Me acho o quê?

CAROL
Se acha se achando. Não acha?

DAN
Não acho nada. Você acha?

CAROL
Que você se acha? Acho.

DAN
Por quê?

CAROL
Sabe que acho que a gente vai se dar bem?

DAN
É?



Eles dançam, como se estivessem numa festa e namorassem.

CAROL
Sabe que gosto do seu humor, do seu cheiro, do seu jeito de lavar as mãos, abrir um vinho, me tocar, me beija. Sabe que gosto do jeito que me olha. Me come!

DAN [pra platéia]
Temos tantas afinidades. Usamos o mesmo hidratante, aceto balsâmico na salada. Temos conta no mesmo banco. Vivemos no mesmo planeta.

CAROL
Tem certeza de que não sou lunática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário