sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cosme entrevista Raí

A diretoria do São Paulo tem o embaixador do Morumbi na Copa de 2014.

Para ele, que conhece bem o projeto de reforma do estádio, não há como tirar a abertura do Mundial de lá.

"Não tem nem o que falar.

Conheço estádios no mundo inteiro.

O Morumbi só precisa sofrer uma reforma que ficará excelente.

Os problemas não são estruturais. São simples.

Não tem cabimento se pensar em construir outro estádio em São Paulo.

E gastar milhões a mais.

Em nome do que?

Da política?

O Corinthians já joga no Pacaembu.

A política não pode ficar acima da lógica.

O Morumbi está pronto."

Quem perde até um pouco da sua tradicional frieza para brigar pelo Morumbi é Raí.

Um dos maiores ídolos do São Paulo já assume sem ninguém pedir.

Ele se sente o embaixador do estádio.


Raí, o Morumbi não está ultrapassado?

Não é melhor construir um novo estádio em São Paulo sem os problemas do Morumbi?


De jeito nenhum. Fui jogador e conheço estádio de futebol pelo mundo todo.

O Morumbi não tem tantos problemas como estão falando agora, não.

A diretoria já me mostrou o projeto de reforma.

Ela é simples, factível.

O Morumbi tem toda as condições de abrir o Mundial de 2014.

Estão falando muitas coisas sem sentido.

Não tem nem o que discutir.


Raí, você vê algum interesse político de tirar o Morumbi da estréia da Copa?


Pode até haver, sim.

Mas esse interesse não pode ficar acima do bom senso.

O Morumbi já foi palco de jogos importantíssimos.

Seu projeto ainda é moderno.

É um estádio agradável para ver futebol.

E para jogar.

Basta fazer as mudanças que a Fifa exige que está tudo ótimo.

O Morumbi não fica nada a dever a vários estádios em que se jogou Copa do Mundo.


É possível que o governo queira construir um estádio para o Corinthians?

E use a Copa como desculpa?


Eu não quero acreditar nessa hipótese.

Não é possível gastar dinheiro público para fazer um estádio para qualquer clube.

Nem a diretoria do Corinthians iria aceitar isso.

O clube já joga no Pacaembu.

Não tem cabimento essa história.

Não entra na minha cabeça.

Prefiro ir pelo lado concreto das coisas.

O Morumbi esta aí, pronto.

Basta ser reformado.

Vai ficar muito mais barato reformar do que construir um novo.

Não sei de onde saem tantas histórias.


Você aceitaria ser embaixador do Morumbi para sediar a Copa do Mundo de 2014?


Não precisa nem me convidar.

Tudo o que estou te falando vem da minha convicção.

Defendo o Morumbi com todas as minhas forças.

Eu sou uma pessoa que prezo a minha credibilidade.

Não iria falar por falar.

Acredito e vou ver o Morumbi abrindo o Mundial.


Bom, já entendi sua tese.

Mudando de assunto, como você viu o Leonardo aceitar ser treinador do Milan?


Eu fiquei muito contente.

Sabia que o Léo estava sentindo falta da adrenalina de acompanhar um jogo da beira do campo.

Ainda mais do Milan que ele conhece tão bem e adora.

Eu acredito que ele fez a escolha certa.

Sua visão de futebol é diferenciada.

Dei a maior força.

Acredito que ele acertou ao assumir o cargo.

Tem tudo para dar muito certo.

E não vai atrapalhar a nossa Fundação Gol de Letra (entidade que dá educação e esporte para mais de 1.400 crianças. No Rio e em São Paulo).

Como dirigente do Milan, ele também não tinha muito tempo.

Ele virá para as duas reuniões mais importantes do ano.

E vamos continuar tocando a Gol de Letra que está dando muito certo.


E você não quer trabalhar de novo com o futebol?


Não tenho paciência para ser treinador.

Me submeter de novo aquela vida de concentração, dar treinos, estudar adversários.

O Paris Saint Germain me chamou para ser dirigente mas disse não.

Agora estou empenhado em duas empresas que eu tenho.

Está ótimo.

Minha vida está muito boa.

Eu estou falando agora com você do Recife, onde participo de um evento.

Está tudo bem, deixa assim.


Já percebi que você quer desligar.

Mas antes me fala da morte de mais um jovem em briga de torcidas organizadas...


Olha, eu acho tudo isso de uma tristeza absurda.

Já chega de ver tanta gente morrendo por nada!

Isso me revolta!

A banalização da vida!

Eu acredito que as leis precisam ser mais duras.

O que ajuda demais que essas brigas aconteçam é a impunidade no nosso país.

As leis deveriam ser exemplares.

Aí isso iria acabar.

Do jeito que está, não dá mais para assistir de baixo cruzado.

Quantas mortes mais?

Quantos pais vão perder seus filhos?

Isso é mais do que revoltante.

Futebol existe para trazer alegria.

Não tristeza, morte.

Acho tudo isso terrível.


Raí, a última, prometo.

Você estará na abertura da Copa do Mundo de 2014 no Morumbi?


Tenho certeza absoluta.

Pode escrever.

Eu estarei lá.

Não há melhor estádio para a abertura do Mundial.

Se me chamarem ou não me chamarem, não importa.

Eu estarei lá.

Pode contar.

Já me sinto embaixador do Morumbi, sem ninguém pedir.

Um abraço, Cosme.

Chega de perguntas.

Tchau...

Nenhum comentário:

Postar um comentário